sexta-feira, 20 de abril de 2018

[Aula] Fábula: O cágado e a fruta - Rosinha / Dia do índio

- Público alvo: 1º e 2º ano do Ensino Fundamental
- Gênero textuais a serem trabalhados: Fábula será o gênero textual principal da aula, porém serão trabalhados também parlenda e charge.
- Tema de arte: Pintura, desenho (Grafismo indígena).


Atividades pré-textuais:
- Músicas da coletânea ‘’Ñande Reko Arandu” - Índios guaranis tocando em volume baixo durante a aula

- Cartazes em slides:
·         Dia do índio

·         Art. 231 da Constituição

·         Parlenda

·         Vídeo “Índios falam sobre importância da escola para manutenção das tradições”

·         Charges


·         Artesanato Indígena



·         Grafismo corporal 


·         Fábulas

- Leitura da capa do livro
- Leitura da contracapa do livro

Atividade textual:
- Análise da parlenda
- Leitura do livro
- Roda de conversa:
·         O que o cágado usou para conseguir guardar o nome da fruta e escapar da confusão da feiticeira?
·         Quando você quer registrar algo para não esquecer mais, o que costuma usar?
·         Por que será que os bichos não acreditaram que o cágado conseguiria saber o nome da fruta e zombaram dele?

Atividade pós-textual
- Confecção de pulseira com grafismo indígena

Obs.: Utilizei imagens da internet para editar os slides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário